AGED fiscaliza laticínio em Vila Nova dos Martírios

O empreendimento recebeu o selo de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Por Suyane Scanssette
08/06/2020   08:55

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), da Unidade Regional (UR) de Açailândia, vistoriaram as instalações de um laticínio localizado em Vila Nova dos Martírios. A fiscalização foi realizada na parte da área da manteguera, cujas obras estão sendo finalizadas, na última quarta-feira, dia 03.

O laticínio foi o segundo empreendimento no Maranhão e o primeiro da região de Açailândia a receber o selo de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Isso significa que o registro no Serviço de Inspeção Estadual da AGED (S.I.E – 48) do laticínio maranhense possui a mesma equivalência do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F). Com a adesão ao SISBI, o laticínio pode comercializar seu produto em todo território nacional.

O gestor da UR da AGED de Açailândia, Damião Macedo explicou que a ação de fiscalização é uma rotina em todos os estabelecimentos de produtos de origem animal inscritos no SIE. Segundo ele, a fiscalização e o acompanhamento feito pela AGED nestes empreendimentos garantem a qualidade do produto que pode ser comercializado. “O SISBI é de grande importância para todos, pois o empreendimento ganha espaço no mercado nacional. Isso valoriza o nosso trabalho como fiscal estadual e, assim, leva-se produtos de qualidade para fora do Estado do Maranhão sob nossa fiscalização, com nosso selo”, afirmou.

Todos os estabelecimentos de produtos de origem animal inscritos no SIE, tem acompanhamento diário (matadouros) ou de rotina pelos fiscais. Através da AGED, o Governo do Maranhão tem investido em condições que possibilitam o avanço econômico do Estado. A equivalência do SIE ao SISBI vai permitir que os empresários maranhenses ampliem os negócios em todo Estado e ganhem cada vez mais espaço no mercado nacional para comercialização de produtos.

Para obtenção do selo com equivalência ao SISBI é necessário que a empresa faça a implantação de Programas de Autocontrole (PACs), para garantir a qualidade do que é comercializado. Há todo um processo, regido por legislação específica, para que uma empresa com SIE possa comercializar em outros estados, uma vez que será o serviço de inspeção que vai dizer se ela está apta ou não.

 

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao