AGED fiscaliza granja comercial de suínos em Balsas

Por Suyane Scanssette
03/07/2020    12:00

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou o cadastramento de granja comercial de suínos no município de Balsas, nesta quinta-feira, 02. A granja, que tem capacidade para 320 suínos, foi vistoriada pelos fiscais estaduais agropecuários da AGED e o proprietário do empreendimento recebeu as orientações de sanidade e medidas preventivas de controle da Peste Suína Clássica, uma doença de alto poder de difusão e que pode causar muitos prejuízos econômicos.

O fiscal estadual agropecuário e chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal da AGED, Karlos Yuri Fernandes explicou que durante a vistoria referente ao cadastramento da granja de suínos todas as orientações sanitárias para o funcionamento do empreendimento foram repassadas, bem como as medidas de prevenção para combater doenças nos animais, incluindo a Peste Suína Clássica, conforme prevê o Programa Nacional de Sanidade Suidea.

“Os proprietários devem cumprir as obrigações sanitárias, informar a AGED a cada chegada de novos animais no plantel oriundos de outras regiões, deve apresentar toda a documentação zoosanitária exigida, enfim tudo isso são medidas necessárias para assegurar a sanidade dos animais e a saúde pública”, detalhou Fernandes.

Sanidade dos Suídeos (PNSS)

O Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) trabalha para manter a saúde do rebanho suíno, concentrando-se nas doenças listadas na OIE, como a Peste Suína Clássica e a Doença de Aujeszky.

Entre os seus objetivos estão o controle sanitário nos estabelecimentos de criação de suídeos que desenvolvam atividades relacionadas com a produção, reprodução, comercialização, distribuição de suídeos e material de multiplicação de origem suídea, bem como a prevenção de doenças exóticas e o controle ou erradicação daquelas existentes no país.

 

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao