AGED fiscaliza abatedouro frigorífico que solicitou registro no Serviço de Inspeção

Coleta de água para análise em laboratório

28/01/2021 10:09

As instalações e equipamentos de um abatedouro frigorífico em Santa Inês foram vistoriadas pela equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) nesta terça-feira, dia 27. A vistoria final no empreendimento faz parte das exigências para obtenção do registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da AGED.

Após a vistoria foi elaborado um laudo, que faz parte do procedimento para registro, e a AGED aguarda os resultados da análise físico-química e microbiológica da água que foi coletada durante a fiscalização para poder conceder o selo SIE ao empreendimento de abate de bovinos.

Quando entrar em operação, o empreendimento terá grande capacidade para realização de muitos abates por dia e vai poder atender à cidade de Santa Inês e aos municípios vizinhos com oferta de alimento seguro e de qualidade.

Um produto com o selo do Serviço de Inspeção Estadual tem a garantia de qualidade e pode ser comercializado e consumido por toda a população maranhense. Com o registro no SIE, o abatedouro de Santa Inês poderá comercializar sua produção em todo Estado.

Coordenado pela AGED, o SIE tem como objetivo inspecionar, fiscalizar e controlar aspectos higiênico-sanitários dos produtos, além de cadastrar e credenciar estabelecimentos que comercializam e realizam as atividades de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal, comestíveis ou não, e originários de estabelecimentos que façam comércio intermunicipal, garantindo, assim, a oferta de alimentos seguros à população.