Aged firma parceria internacional para realização de pesquisas para Raiva e Influenza.

A Aged participou de uma reunião com representantes da Universidade de Tóquio, Japão e Universidade de Wisconsin-Madinson, Estados Unidos para firmar parceria para a realização de pesquisas para identificação viral para raiva e influenza. Estavam também na reunião, representantes do Laboratório Central de Saúde Publica do Maranhão (LACEN-MA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

7c4f057e-a599-4897-8ab1-334f2967ed99

Tendo em vista os focos no Maranhão, os pesquisadores Tiago Lages, Tokiko Watanabe (Universidade de Tóquio) e Tadashi Maemura (Universidade de Wisconsin-Madinson) estão fazendo uma série de viagens junto a Aged para o melhor estudo sobre o assunto. Essa parceria internacional é de extrema importância para o avanço das pesquisas de identificação do tipo viral da Raiva em animais silvestres, assim como a identificação de novas cepas de vírus da influenza no Maranhão.

75cf56ad-b148-41de-8dfd-d13b9da7c8dd

Sobre a doença

A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizada por uma encefalomielite viral e 100% letal, a partir do aparecimento dos sintomas. É considerada uma doença importante pelas grandes perdas econômicas causadas pela morte de animais e seres humanos.

O Maranhão possui registros positivos da doença em herbívoros tais como: bovinos, equinos, asininos e também em humanos. A maior incidência de casos de raiva em herbívoros nos últimos anos se concentra na baixada maranhense e no noroeste do Estado.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), através do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desenvolve ações específicas de controle da doença, por meio de fiscalização da vacinação antirrábica, controle da população de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, vigilância epidemiológica e educação sanitária, além de contar com parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Prefeituras Municipais.