AGED entrega vacinas contra febre aftosa para as Unidades Regionais

As vacinas serão doadas para áreas indígenas, quilombolas e pequeno produtores de municípios com baixo IDH

17/07/2020    17: 33

As Unidades Regionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Bacabal, Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês, Zé Doca, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Rosário, São Luís e Pedreiras receberam na manhã desta sexta-feira, 17, na sede da AGED, as doses de vacina contra febre aftosa que serão doadas para áreas indígenas, quilombolas e para pequenos produtores dos municípios com baixo IDH. Na próxima semana será a vez das Unidades Regionais de Pinheiro, São João dos Patos e Codó que irão receber as vacinas.

Serão entregues ao todo 2.366 frascos da vacina, o que equivale a 35.490 doses para imunização de bovinos e bubalinos nos municípios maranhenses cobertos pelas Unidades Regionais da AGED.

A fiscal estadual agropecuária e responsável técnica pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) no Estado, Margarida Prazeres falou que essa doação é importante para o momento atual de transição para alcançar o status de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação. “Essas áreas precisam do apoio do governo para que todos consigamos manter o status de livre de aftosa com vacinação e poder ampliar em breve para o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação”, declarou.

A I etapa da campanha de vacinação contra febre chegou há um pouco mais da metade e a AGED trabalha para que a cobertura do índice vacinal ultrapasse os 90% de animais imunizados, conforme o preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Todos os produtores maranhenses têm até o dia 31 deste mês para vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades e, assim, colaborar para manutenção do status de zona livre de aftosa com vacinação.

A AGED recomenda que os produtores não deixem para última hora a vacinação, bem como a comprovação da vacina que tem prazo até dia 31 de agosto.