AGED emite PTV para o escoamento de mais de 29 toneladas de frutas

Por Suyane Scanssette
05/01/2022   09:30

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), por meio da Unidade Regional de Caxias, realizou no mês de dezembro a emissão de dez Permissões de Trânsito Vegetal (PTV) para o escoamento de 29,4 toneladas de frutas que tinham como destino os estados do Pará e do Piauí.

A PTV é o documento emitido para acompanhar o trânsito da partida de plantas ou produtos vegetais, de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal, e para subsidiar, conforme o caso, a emissão do Certificado Fitossanitário – CF e do Certificado Fitossanitário de Reexportação – CFR, com declaração adicional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

As PTV’s emitidas contabilizaram que das 29,4 toneladas de frutas, 18 toneladas tiveram como destino os mercados do Pará e o restante foi para abastecer o comércio no Piauí.

“É importante observar que estes números são referentes às frutas que saem do Maranhão, sem contabilizar as frutas que circulam dentro do próprio Estado. Isso já nos revela o potencial agrícola do Maranhão e a essencialidade do trabalho executado pela AGED para manutenção da saúde, da sanidade dos vegetais e do produto de qualidade para o consumidor”, explicou o fiscal  da AGED, Francisco Rodrigues.

O controle do trânsito de plantas ou de produtos vegetais envolve o transporte interno rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário. Por conta disso, os órgãos de defesa agropecuária emitem a PTV que será exigida para o trânsito de partida de plantas ou de produtos vegetais com potencial de veicular praga quarentenária presente, praga não quarentenária regulamentada, praga de interesse da Unidade da Federação e por exigência de país importador, salvo quando for dispensada em norma específica da praga.

Uma praga de interesse de uma Unidade da Federação é aquela de importância econômica, cuja disseminação possa ocorrer por meio de trânsito de plantas e de produtos vegetais e que seja objeto de programa oficial de prevenção ou controle no mesmo Estado.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao