AGED emite Certificado de Empresa de Higienização de Caixas Plásticas

Ação possibilita ao produtor maranhense a comercialização de bananas em outros Estados

Por Suyane Scanssette
03/04/2020   11:51

Em atendimento às normas estaduais e federais de segurança fitossanitária que aprovam os procedimentos para implantação e manutenção do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) à praga Sigatoka Negra, presente no Maranhão, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) emitiu o Certificado de Empresa de Higienização de Caixas Plásticas, à empresa Cajuapara, localizada no Município de Itinga do Maranhão.

Com esse procedimento, a AGED garante a utilização de caixas plásticas higienizadas, acompanhadas de Declaração de Higienização emitida pela empresa credenciada na Agência, possibilitando ao bananicultor a manutenção de sua produção e comercialização do seu produto em outros Estados. Essa é uma das exigências do SMR implantado no Estado desde 2013.

A ação de certificar a empresa garante a qualidade do produto que chega à mesa do consumidor e representa, principalmente, prevenção de entrada e disseminação de pragas no Estado através da higienização das caixas plásticas.

A praga Sigatoka Negra ataca a bananicultura e, por isso, os produtores da banana, em propriedades sob SMR, só podem utilizar caixas plásticas para transportar as cargas se forem higienizadas.

“A desinfestação de caixas plásticas é de grande valia para que a disseminação dos esporos do patógeno seja contida e assim, minimizar os riscos de introdução da praga em regiões sem ocorrência”, explicou Josué Mendes Neto, Fiscal Estadual Agropecuário, da Unidade Regional da AGED em Açailândia.

O Credenciamento de Empresa de Higienização de Caixas Plásticas é regulamentado pela Portaria AGED nº 866 de 22 de outubro de 2013. A empresa interessada solicita credenciamento para o serviço de higienização de caixas plásticas através de Requerimento próprio, que são anexos da Portaria, disponibilizado no site da AGED.

Uma vez que é solicitado esse credenciamento, fiscais da AGED realizam vistorias nas instalações físicas da empresa, para emissão de parecer técnico, que é enviado à Diretoria Técnica juntamente com a documentação jurídica da empresa para formalização de processo. O processo é analisado e sendo aprovado, é autorizada a emissão de documento final, que é o Certificado.

No Maranhão duas empresas estão credenciadas para fazer o serviço de higienização de caixas plásticas. A AGED credencia a Empresa e o produtor contrata, para fazer o serviço. Ao término do serviço é emitida uma Declaração de Higienização que permite ao produtor utilizar as caixas plásticas no transporte das cargas de bananas para outros Estados.

Para aderir ao SMR os produtores (bananicultores) deverão utilizar os modelos de requerimentos constantes nos anexos da Portaria, no site da AGED.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao