AGED em Pedreiras reforça a importância de consumo de alimentos com selo de inspeção

07/05/2021      09:13

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Pedreiras estiveram reunidas para reforçar a importância do consumo de alimentos de produto de origem animal que tenha selo do Serviço de Inspeção Oficial.

Realizada na sede da Secretaria, a reunião contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Marcilio Lira Ximenes, a assessora jurídica da secretaria, Raiza Alves de Morais e o fiscal estadual agropecuário da AGED Valter Marchão Costa Filho.

O encontro teve como objetivo demonstrar e sensibilizar o município sobre a importância do combate ao abate clandestino e reforçar a oferta de alimentos seguros para a população e que sejam provenientes de estabelecimentos registrados.

De acordo com o representante da AGED na reunião, o secretário de saúde se mostrou muito preocupado com o tema e se prontificou em contribuir para avançar sobre a questão no município.

A AGED reitera que é fundamental garantir a procedência sanitária dos produtos que são consumidos para evitar danos à saúde do consumidor. É importante sempre observar se o produto que se está adquirindo foi inspecionado e se traz a garantia de qualidade.

O consumo de alimentos sem inspeção sanitária pode trazer intoxicações alimentares e ser a porta de entrada para doenças transmitidas dos animais aos homens, as chamadas zoonoses.