AGED em Pedreiras realiza atividades na Defesa Sanitária Animal

20/02/2020  12:02

A Unidade Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Pedreiras realizou esta semana uma série de atividades na Defesa Sanitária Animal nos municípios de Igarapé Grande e Esperantinópolis.

As ações de vigilância ativa começaram em Igarapé Grande com a vistoria em propriedades de risco epidemiológico para doença animal, além da realização do trabalho de fiscalização da vacinação contra brucelose. Os fiscais estaduais agropecuários seguiram fiscalizando estabelecimentos de revendas que comercializam vacinas contra Febre Aftosa, Brucelose e Raiva.

Os fiscais da AGED seguiram realizando o trabalho de vigilância ativa, no município de Esperantinópolis, vistoriando locais considerados possíveis pontos de introdução e disseminação de enfermidades vesiculares, como o lixão a céu aberto da cidade e o abatedouro frigorífico público municipal.

Em Igarapé Grande a vigilância ativa também fiscalizou o lixão e uma queijaria na cidade, Casa do Queijo Igarapé, onde riscos foram descartados.

A equipe da AGED de Pedreiras realizou ainda trabalhos de vigilância ativa ao vistoriarem uma propriedade de criação de equinos, na cidade de Igarapé Grande. As ações foram finalizadas na manhã desta quinta-feira, 20, com a vigilância ativa em propriedade de Risco Epidemiológico, onde 5 bovinos foram inspecionados. Os animais foram encontrados sem lesões suspeitas de enfermidades vesiculares e em pleno estado de higidez.

O gestor da Unidade Regional da AGED em Pedreiras, Robert de Carvalho considerou as ações de defesa sanitária animal bastante positivas. “Durante os trabalhos, inconformidades foram encontradas nos lixões a céu abertos e no matadouro público. Fizemos orientações junto aos órgãos municipais competentes, visando promover a saúde única, que abrange a saúde  humana, animal e ambiental”, explicou.