AGED em Balsas intensifica fiscalização do comércio de agrotóxicos

26/02/2021 14:30

A Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Balsas percorreu as casas de revenda e estabelecimentos agropecuários nos municípios de Riachão, Feira Nova do Maranhão e Carolina, nesta semana, fiscalizando o comércio de agrotóxicos. Durante a ação, os fiscais da Agência deram ênfase aos registros das empresas junto a AGED, o armazenamento dos agrotóxicos, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o receituário agronômico, dentre outros.

Segundo o gestor da Unidade Regional da AGED em Balsas, Eugênio Pires, dentre as irregularidades encontradas durante a fiscalização estavam empresas sem o devido registro na AGED para comercializar agrotóxicos e afins. “Nos municípios de Riachão e Feira Nova do Maranhão foram interditados 516 litros de agrotóxicos e fizemos a apreensão de raticidas ilegais”, informou.

Foram fiscalizados 19 estabelecimentos comerciais nos três municípios e apreendidos mais de uma centena de produtos clandestinos, popularmente conhecidos como chumbinho. Estes produtos, vendidos como raticida, além de não terem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) representam um grave risco à saúde, por conta de intoxicações durante a manipulação do veneno.

As empresas sem registro foram orientadas a regularizarem sua situação junto à AGED e todas as informações necessárias foram repassadas aos proprietários para que cumpram com o que está estabelecido na legislação vigente quanto ao uso, comercialização e aplicação de agrotóxicos em todo o Estado.