AGED e SUVISA debatem fortalecimento de ações integradas entre as instituições

Integrar, otimizar e potencializar ações já efetivamente realizadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão (SUVISA), foram destaques durante reunião estratégica realizada pelas instituições.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da saúde pública, a proteção e o bem estar da população maranhense, a AGED e a SUVISA debateram sobre as táticas de integralizar as ações sanitárias já desenvolvidas individualmente pelas instituições, além das atividades voltadas à saúde pública, a redução dos ônus gerados aos cofres públicos e geração de emprego e renda à população.

De acordo com a Presidente da AGED, Fabíola Ewerton Mesquita,  “a reunião teve como foco a articulação de ações propulsoras visando otimizar os resultados das instituições”. Nesse sentido, tem-se em vista a identificação das atividades que poderão ser complementares e que auxiliarão nos processos técnicos dos agentes realizadores das ações. Ainda de acordo com Fabíola, a AGED e a SUVISA irão “cruzar o foco das ações realizadas pelas duas instituições na busca da identificação de atividades complementares para otimizar recursos públicos que acarretarão na melhoria resultados”, concluiu.

Para o Superintende da Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão, Edimilson Diniz, a pauta foi construída a partir do diálogo com a nova gestora da agência, buscando uma maior integração das ações dos órgãos de fiscalização. “Percebemos a necessidade de integralizar algumas ações que de certa forma são complementares e que são capazes de promover o alcance dos objetivos e uma maior eficiência dos resultados, ou seja, protegendo ainda mais a população do estado do Maranhão e com economia de recurso público”, afirmou.

Como atividade preliminar será realizada a complementação da estrutura dos órgãos, além da abertura para discussão técnica para a viabilidade das ações, em nível macro, e a análise dos pontos primários que serão focos para o avanço das ações sanitárias e da melhor forma de adequá-las para as futuras situações. Todo o processo visa a efetividade e o caminho para o avanço sanitário do Maranhão.

 

Produção: Assessoria de Comunicação
Texto: Kleo Souza
Revisão: Jacii Martins