AGED e SEFAZ apreendem 1.200 litros de agrotóxicos falsificados em Carolina – MA.

3

Em ação conjunta com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), por meio da Unidade regional de Balsas,  realizou a apreensão de 1.200 litros de agrotóxicos falsificados durante fiscalização na barreira fiscal de Carolina. Após análises em laboratório e constatação da falsificação, foi realizado o recolhimento para a incineração de forma ambientalmente correta.

Em casos de falsificação de agrotóxicos, a embalagem e rótulo são idênticos, o aspecto do produto é exatamente o mesmo, mas a comercialização é feita com preço inferior, pois o produto é composto por água e outras substâncias misturadas para dar um aspecto similar ao produto original. A diferença no entanto, é bem perceptível nos resultados na lavouras, causando prejuízos econômicos e a saúde pública.

6

O gestor da unidade regional de Balsas, Eugênio Pires, ressaltou que “Essas operações tem por objetivo também, orientar os produtores rurais a cerca dos danos que esses produtos falsificados podem trazer, fortalecendo o trabalho rotineiro realizado pela Aged em todo o maranhão, bem como fomentar a importância das atividades cooperadas entre os órgãos para a obtenção de resultados positivos em prol da população.”

5