Durante fiscalização da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) em conjunto com a PRF, foram apreendidos aproximadamente 80 quilos de carne bovina, transportados irregularmente em Caxias com destino a cidade de Teresina, capital do Piauí.
A abordagem aconteceu no km 543 da BR-316, em frente à Unidade Operacional da PRF, onde após a verificação da bagagem no interior do carro, constatou-se a presença de um grande recipiente confeccionado em isopor contendo carne resfriada, entretanto, descongelada, a granel, no interior do isopor, não possuindo condições adequadas para o consumo.
Questionado a respeito dos fatos, o proprietário afirmou que mesmo em condições inadequadas, o produto seria destinado à comercialização para o consumo humano na capital piauiense. A carga foi apreendida pelo acondicionamento indevido, uma vez que seria destinada a comercialização, indo contra a lei de relações de consumo.
“O transporte de alimentos de origem animal de forma inadequada, tanto pela falta de acondicionamento térmico quanto pela origem desconhecida, é uma prática fiscalizada e coibida pela AGED, e visa contribuir para a saúde do consumidor, quando impede que esse alimento impróprio seja consumido, continuaremos intensificando as ações de fiscalização na região em prol do bem estar do consumidor”. Ressaltou a gestora da Unidade Regional de Caxias, Nádia Medeiros.