AGED e Prefeituras reafirmam parcerias institucionais

Santa Inês, Campestre, Peritoró, Senador La Roque e Alto Alegre do Maranhão foram os municípios que ratificaram as parcerias com a AGED

 

Por Suyane Scanssette
05/02/2021 10:07

As parcerias são importantes para todos os setores: governo, empresas e a sociedade. Quando falamos em parceria, logo pensamos em algo que seja bom para todas as partes envolvidas. O principal objetivo de qualquer parceria é de contribuir para uma melhor prestação de serviço à sociedade, de trocar experiências técnicas-científicas e de ampliar ações e atividades ligadas a importantes políticas públicas, a exemplo da saúde e meio ambiente.

Nesta semana, com o objetivo de ratificar as parcerias institucionais, representantes da AGED, por meio das Unidades Regionais da Agência em Imperatriz, Santa Inês, Codó e Bacabal receberam autoridades dos municípios de Campestre, Peritoró, Senador La Roque e Alto Alegre do Maranhão que manifestaram interesse em consolidar a cooperação entre os órgãos.

No início da semana, o gestor da Unidade Regional da AGED em Santa Inês Rudglan Dutra recebeu representantes da Secretaria de Agricultura do Município para tratar da implantação do registro no Serviço de Inspeção Municipal – SIM, na cidade de Santa Inês.

De acordo com o gestor, qualquer produto de origem animal para chegar até a mesa do consumidor com qualidade, segurança do alimento e inocuidade é preciso que a agroindústria tenha registro em qualquer Serviço de Inspeção Oficial. Um produto com o selo SIM, pode comercializar produtos em sua cidade de abrangência. Já um alimento com o selo no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que é de responsabilidade da AGED, os produtos podem ser comercializados em todo o Estado do Maranhão. E para quem possui registro no SIF – Serviço de Inspeção Federal – os produtos podem chegar ao mercado nacional e internacional.

Já gestora regional da AGED em Imperatriz, Fernanda Rolim recebeu, nesta semana, as autoridades dos municípios de Campestre e Senador La Roque para ratificar a pareceria da Agência com estas Prefeituras.

A primeira reunião foi com o secretário Municipal de Agricultura de Campestre e seus assessores, cujo objetivo foi fortalecer os laços institucionais entre a AGED e Prefeitura com vistas a melhor atender os criadores e produtores rurais do município que já recebe o atendimento e as ações da Agência.

Na sequência, a gestora da AGED recebeu a visita do prefeito de Senador La Roque, Professor Bartolomeu e do vereador Marlon Coimbra. O prefeito e o parlamentar ressaltaram a importância da parceria celebrada com a AGED para o desenvolvimento das ações em defesa agropecuária no município. O objetivo da reunião foi de renovação da parceria institucional entre a AGED e a Prefeitura.

Mais uma parceria institucional em discussão e desta vez foi entre a AGED de Codó e a Prefeitura de Peritoró, por meio da Secretaria de Agricultura do município. A gestora regional da AGED de Codó, Ana Raysa recebeu nesta quinta-feira, 04, a visita do secretário Municipal de Agricultura de Peritoró, Sandro Montenegro, para tratar sobre a reabertura do escritório da AGED naquele município.

Segundo a gestora, desde o início do ano, a nova administração municipal vem demonstrando interesse em concretizar a parceria para que as atividades da Agência não permaneçam paradas no município, demonstrando assim a importância do trabalho desenvolvido pela equipe técnica da AGED. As tratativas da parceria continuam com vistas a oferecer melhor atendimento aos produtores rurais e criadores do município de Peritoró, que são atendimento pela UR de Codó.

A gestora regional de Codó, ainda esteve reunida com a prefeita de Alto Alegre do Maranhão, Nilsilene Santana Almeida, para tratar sobre a parceria institucional entre os órgãos. A AGED atende ao município e o desenvolvimento das ações da Agência foram ressaltadas pela prefeita e sua equipe. 

A gestora informou que durante a reunião ainda foram tratados assuntos como a necessidade de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) para incrementar o agronegócio do município e de providências com relação à construção de um abatedouro público.

Participaram da reunião, além da gestora Ana Raysa, o técnico agropecuário Antônio Francisco Barros, a prefeita Nilsilene Almeida e a secretária Municipal de Agricultura, Maria de Jesus.

Outras parcerias

Além das reuniões com autoridades do executivo, a AGED também discutiu parcerias com o setor privado. Desta vez, o gestor regional da AGED de Bacabal, Manoel Viana s reuniu com Elder Marc, gerente geral do Banco do Nordeste, Dionis de Paula, gerente do Programa do Banco Agroamigo, e o vereador Anderson Viana para tratar de parcerias institucionais.

Na ocasião, o gestor da AGED Bacabal e os demais presentes trataram sobre as linhas de financiamento FNE e PRONAF, além do cadastramento de produtores rurais com objetivo de fortalecer os negócios do produtor, além de fortalecer institucionalmente os órgãos por meio da parceria.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao