AGED e Prefeituras reafirmam parcerias institucionais

Santa Inês, Campestre, Peritoró, Senador La Roque e Alto Alegre do Maranhão foram os municípios que ratificaram as parcerias com a AGED

05/02/2021 10:07

As parcerias são importantes para todos os setores: governo, empresas e a sociedade. Quando falamos em parceria, logo pensamos em algo que seja bom para todas as partes envolvidas. O principal objetivo de qualquer parceria é de contribuir para uma melhor prestação de serviço à sociedade, de trocar experiências técnicas-científicas e de ampliar ações e atividades ligadas a importantes políticas públicas, a exemplo da saúde e meio ambiente.

Nesta semana, com o objetivo de ratificar as parcerias institucionais, representantes da AGED, por meio das Unidades Regionais da Agência em Imperatriz, Santa Inês, Codó e Bacabal receberam autoridades dos municípios de Campestre, Peritoró, Senador La Roque e Alto Alegre do Maranhão que manifestaram interesse em consolidar a cooperação entre os órgãos.

No início da semana, o gestor da Unidade Regional da AGED em Santa Inês Rudglan Dutra recebeu representantes da Secretaria de Agricultura do Município para tratar da implantação do registro no Serviço de Inspeção Municipal – SIM, na cidade de Santa Inês.

De acordo com o gestor, qualquer produto de origem animal para chegar até a mesa do consumidor com qualidade, segurança do alimento e inocuidade é preciso que a agroindústria tenha registro em qualquer Serviço de Inspeção Oficial. Um produto com o selo SIM, pode comercializar produtos em sua cidade de abrangência. Já um alimento com o selo no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que é de responsabilidade da AGED, os produtos podem ser comercializados em todo o Estado do Maranhão. E para quem possui registro no SIF – Serviço de Inspeção Federal – os produtos podem chegar ao mercado nacional e internacional.

Já gestora regional da AGED em Imperatriz, Fernanda Rolim recebeu, nesta semana, as autoridades dos municípios de Campestre e Senador La Roque para ratificar a pareceria da Agência com estas Prefeituras.

A primeira reunião foi com o secretário Municipal de Agricultura de Campestre e seus assessores, cujo objetivo foi fortalecer os laços institucionais entre a AGED e Prefeitura com vistas a melhor atender os criadores e produtores rurais do município que já recebe o atendimento e as ações da Agência.

Na sequência, a gestora da AGED recebeu a visita do prefeito de Senador La Roque, Professor Bartolomeu e do vereador Marlon Coimbra. O prefeito e o parlamentar ressaltaram a importância da parceria celebrada com a AGED para o desenvolvimento das ações em defesa agropecuária no município. O objetivo da reunião foi de renovação da parceria institucional entre a AGED e a Prefeitura.

Mais uma parceria institucional em discussão e desta vez foi entre a AGED de Codó e a Prefeitura de Peritoró, por meio da Secretaria de Agricultura do município. A gestora regional da AGED de Codó, Ana Raysa recebeu nesta quinta-feira, 04, a visita do secretário Municipal de Agricultura de Peritoró, Sandro Montenegro, para tratar sobre a reabertura do escritório da AGED naquele município.

Segundo a gestora, desde o início do ano, a nova administração municipal vem demonstrando interesse em concretizar a parceria para que as atividades da Agência não permaneçam paradas no município, demonstrando assim a importância do trabalho desenvolvido pela equipe técnica da AGED. As tratativas da parceria continuam com vistas a oferecer melhor atendimento aos produtores rurais e criadores do município de Peritoró, que são atendimento pela UR de Codó.

A gestora regional de Codó, ainda esteve reunida com a prefeita de Alto Alegre do Maranhão, Nilsilene Santana Almeida, para tratar sobre a parceria institucional entre os órgãos. A AGED atende ao município e o desenvolvimento das ações da Agência foram ressaltadas pela prefeita e sua equipe.

A gestora informou que durante a reunião ainda foram tratados assuntos como a necessidade de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) para incrementar o agronegócio do município e de providências com relação à construção de um abatedouro público.

Participaram da reunião, além da gestora Ana Raysa, o técnico agropecuário Antônio Francisco Barros, a prefeita Nilsilene Almeida e a secretária Municipal de Agricultura, Maria de Jesus.

Outras parcerias

Além das reuniões com autoridades do executivo, a AGED também discutiu parcerias com o setor privado. Desta vez, o gestor regional da AGED de Bacabal, Manoel Viana s reuniu com Elder Marc, gerente geral do Banco do Nordeste, Dionis de Paula, gerente do Programa do Banco Agroamigo, e o vereador Anderson Viana para tratar de parcerias institucionais.

Na ocasião, o gestor da AGED Bacabal e os demais presentes trataram sobre as linhas de financiamento FNE e PRONAF, além do cadastramento de produtores rurais com objetivo de fortalecer os negócios do produtor, além de fortalecer institucionalmente os órgãos por meio da parceria.