AGED e Prefeitura de São Mateus buscam viabilizar posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município

14/06/2021 10:34

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e representantes da Prefeitura de São Mateus estiveram reunidos para tratar da possibilidade de abertura de um posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município. A reunião ocorreu no último dia 11, no Centro Educacional São Francisco, na cidade de São Mateus.

Durante a reunião, o fiscal estadual agropecuário Alexandro Aguiar ministrou palestra sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos. Ele falou da importância de conscientização dos produtores quanto ao uso destes produtos e de um posto para recebimento das embalagens vazias.

Dada a importância do assunto para a região, outras instituições também participaram da reunião para viabilizar o posto de coleta em São Mateus. O município possui, de acordo com dados do último senso do IBGE, produção de arroz, mandioca, feijão e milho. O senso agropecuário levantado pelo IBGE no último senso, apontou ainda que o município de São Mateus possui 36.846 hectares de produção agrícola e dos produtores entrevistados 261 afirmaram fazer uso de agrotóxicos e outros 292 disseram não fazer uso de agrotóxicos em suas plantações.

Estiveram presentes na reunião, a gestora regional da AGED de Codó, Ana Raysa, o vice-prefeito de São Mateus, Clóvis Antônio Bernardi; o secretário Municipal de Agricultura, Carlos Lopes; o secretário Municipal de Meio Ambiente, Dilson Sousa; a representante do INPEV, Ana Telma; os representantes do Projeto Salangô, Francisco Torres e José Patrício Oliveira; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Camélia dos Santos, além de técnicos e sociedade em geral.