AGED E Polícia Militar montam blitz para fiscalizar transporte de origem animal e vegetal

Por Suyane Scanssette
19/02/2020    8h41

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e a Polícia Militar montaram na manhã desta terça-feira, 18, uma blitz entre Imperatriz e Açailândia para fiscalizar o transporte de animais/vegetais, bem como o de produtos e subprodutos sujeitos às normas legais quanto ao acondicionamento, controle de doenças e pragas que podem ser disseminados através do trânsito.

De acordo com as informações da Unidade Regional da AGED em Açailândia, durante a blitz foram fiscalizados 25 veículos, sendo que 18 foram considerados vazios para defesa e 07 com carga de interesse da fiscalização como: veículos tipo boiadeiros, baús de carga seca, caminhonetes, vans e micro-ônibus. Dentre os veículos fiscalizados, 02 apresentaram irregularidades, pois transportavam equinos sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). Os fiscais da AGED lavraram o auto de infração e orientaram os detentores dos animais sobre as penalidades pela ausência de documentação sanitária para o trânsito de animais e de como devem prosseguir para a transitarem de forma regular.

Ainda durante a fiscalização foram vistoriados 36 bovinos, 08 equinos, além de 5.800 unidades de iogurte, 01 veículo com produtos alimentícios diversos que estacam com o selo de inspeção e acondicionamento correto da carga. Dos produtos de origem vegetal foram vistoriadas 1.450 sacas de cebolas, 250 caixas de alho e 700 kg de fungicida.

A blitz montada contou com a presença de quatro fiscais da AGED, dois policiais militares e três viaturas (uma da PM e duas da AGED). O ponto escolhido foi estratégico para que o serviço veterinário e vegetal oficial e corpo técnico da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Açailândia, com apoio da PM, pudesse realizar a fiscalização do trânsito de animais e vegetais na Região Tocantina.

Ações como essa, em que AGED conta com a parceria da Polícia Militar, asseguram a oferta de produtos de origem animal e vegetal com qualidade à população, por meio da Defesa e Inspeção Agropecuária, atuando na promoção da saúde pública e do meio ambiente.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao