Em ação conjunta entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), realizou uma série de fiscalizações em fazendas produtoras de grãos no sul do Estado. As fiscalizações ocorreram nos municípios de Balsas, Tasso Fragoso e São Raimundo das Mangabeiras no intuito de combater, principalmente o uso de Sementes Piratas.
A ação que foi realizada por fiscais estaduais agropecuários da AGED e pelo auditor federal do Mapa, George Mendes Serra, visou evitar a comercialização de sementes ilegais, também conhecidas como sementes piratas, que ainda é um problema no sul do Estado e afeta diretamente o setor produtivo e também a economia maranhense.
Durante as fiscalizações foram verificadas irregularidades quanto a sementes de soja de uso próprio, transporte irregular e pirataria de sementes. Foram vistoriadas 7 (sete) fazendas, onde 2 (duas) delas foram notificadas a apresentarem documentos comprobatórios da origem das sementes fiscalizadas.
O fiscal estadual agropecuário, Diego do Amaral ressaltou a relevância dessas ações de fiscalização para o setor produtivo e destacou a importância das parcerias com órgãos federais e municipais para o êxito das mesmas. “Essas ações devem continuar na regional de Balsas e em todo o Estado do Maranhão, pois em breve essas atividades de fiscalização do comércio e uso próprio de sementes serão delegadas a AGED, promovendo assim uma maior capilaridade de fiscalização no Estado, ou seja, uma maior presença da fiscalização na regularização do setor sementeiro no campo”, explicou.