AGED e instituições em Balsas discutem medidas de prevenção às queimadas

AGED foi um dos órgãos a participar da reunião

01/07/2020   15:47

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), por meio da Unidade Regional da Agência em Balsas, participou nesta quarta-feira, 01, de reunião com várias instituições para tratar das medidas de prevenção às queimadas.

A reunião, que aconteceu no 4º Batalhão da Polícia Militar de Balsas, contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da PM, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Aprosoja.

De acordo com o gestor da Unidade Regional da AGED de Balsas, Eugênio Pires, a Agência irá colaborar com o plano de medidas para prevenção às queimadas através da educação sanitária a ser realizada nos povoados da zona rural.

“Nossa missão é também de preservar a saúde pública e o meio ambiente. É necessário que as pessoas tomem conhecimento adequado e evitem fazer queimadas em suas propriedades. Com a estiagem das chuvas, vem o tempo mais seco que sempre é perigoso e um pequeno fogo, pode sair do controle e causar acidentes de graves proporções”, alertou.

Durante a discussão das medidas, as autoridades falaram do risco do aumento de queimadas em plena pandemia, já que a doença afeta principalmente o sistema respiratório. Cada instituição ficará responsável por aplicação de medidas específicas para prevenção das queimadas na região.