AGED e Fundepcma debatem sobre ações de defesa agropecuária na região de Açailândia

Por Assessoria Fundepecma e Assessoria AGED
12/08/2020 15:48

A região de Açailândia possui uma representação muito forte na pecuária maranhense e se destaca pelo seu rebanho de gado leiteiro e de gado de corte. Dentro deste contexto que a Agência Estadual de Defesa Agropecuária e o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA) realizaram mais uma rodada de reuniões para nivelamento das ações de interesse institucional.

As reuniões, que estão sendo realizadas semanalmente com as Unidades Regionais da AGED, desta vez aconteceu com o gestor do escritório regional da Agência de Açailândia, Damião Macedo. Na pauta da reunião foram tratados sobre os processos de emissão de Guia de Trânsito Animal e de uso do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec).

Participaram da reunião o presidente do Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataíde, o gestor do escritório de Açailândia, Damião Renildo de Macêdo Barbosa, o membro do Conselho Administrativo do Fundepec-MA, Marco Aurélio Martins e os assessores Ricardo Ataíde, Aleksandra Caldas, Fábio Perfetti e Vitória Castro.

Na reunião Damião ressaltou que na região o agronegócio está sendo cada vez mais fomentado pelos produtores.  “Na região são três laticínios com SIE, dois frigoríficos de bovinos com SIE, um em fase de registro, um frigorífico com SIM, um frigorífico de aves com SIM, uma graxaria com SIF e três laticínios com SIF”, informou Damião.

Oito municípios que integram o escritório regional de Açailândia possuem um rebanho de 992.695 animais. Os municípios que fazem parte da regional são Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Itinga do Maranhão e São Francisco do Brejão.