NOTA DE ESCLARECIMENTO
23/02/2020 12:27
Sobre os casos de raiva no município de Caxias, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED, por meio da Unidade Regional de Caxias, esclarece que, no que compete às suas atribuições, tem desenvolvido ações constantes de combate à doença, embora não tenha sido notificada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município sobre os últimos casos registrados neste mês.
Desde que foram confirmados os primeiros casos de raiva em raposas, em julho do ano passado, foram intensificadas as ações de vigilância ativa em propriedades rurais e as atividades educativas. No mês de outubro, quando houve a confirmação da morte de um bovino causada pela raiva, a Aged e órgãos de saúde montaram estratégias para atuar nas 19 comunidades onde foram relatados casos de ataques de raposas a humanos e animais. Além de palestra sobre o Plano Nacional de Combate à Raiva Humana, foram realizadas blitz educativa, em parceria com servidores da UVZ Caxias e com a Polícia Rodoviária Federal.
Ainda no que abrange a prevenção e o combate à raiva, a AGED também enviou, no mês de novembro, uma equipe de sua Unidade Central, em São Luís, para Caxias, para reforçar as ações de educação sanitária e a captura de morcegos hematófagos. Além da captura desses animais, que é de praxe quando há algum caso positivo da doença, os produtores da região também foram orientados a vacinar seus rebanhos, pois esta é a forma mais eficiente para evitar a propagação da doença. Vale lembrar que as ações de combate à doença, no que compete a animais domésticos, é atribuição das Unidades de Vigilância de Zoonose.
A AGED reforça que todas as suas 18 Unidades Regionais, 88 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal, bem como os demais escritórios e postos que compõem a estrutura de Defesa Agropecuária do Maranhão estão à disposição para atender aos 217 municípios do estado. Caso haja a suspeita da doença em herbívoros, os criadores devem procurar o escritório da Aged mais próximo do seu município para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Leia mais:
Ações de combate à raiva são intensificadas em Caxias
Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/aged.ma
Facebook: www.facebook.com/aged.ma
Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao