AGED debateu a sanidade dos animais aquáticos com especialistas

Por Suyane Scanssette
15/07/2021 08:19

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou nos dias 12 e 13 deste mês o Webinário sobre a Sanidade dos Animais Aquáticos. O evento, que faz parte do plano de Educação Sanitária Continuada da AGED, obteve uma boa média de público acompanhando e debatendo as palestras.

O evento trouxe para programação assuntos como as principais doenças de peixes e crustáceos e de como fazer a coleta para análise laboratorial, a importância da biosseguridade nos sistemas de produção aquícola e um panorama das ações do Programa Nacional de Sanidade dos Animais Aquáticos pelo País e no Estado do Maranhão.

A fiscal estadual agropecuária e responsável técnica pela execução do Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos no Maranhão, Alanna Raíssa de Araújo disse que o objetivo do evento foi de difundir conhecimento aos aquicultores e os demais segmentos da cadeia produtiva, tanto público quanto privado. “O Webinário foi concebido para impulsionar a integração de todos os atores que atuam na cadeia produtiva de pescados”, explicou.

O mestre e doutor em Biopatologia pela Universidade do Arizona (EUA) e professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Thales Andrade, durante a palestra, disse que o maior desafio para aquicultura e carcinicultura é o impacto das doenças. Segundo ele, é preciso melhorar a cadeia de diagnóstico. “Precisamos evoluir, estamos todos no mesmo campo. É aqui que entra o laboratório, o fiscal agropecuário, o produtor, o controle de qualidade e planos de biossegurança e que devemos continuar com a educação sanitária para garantir a sanidade dos animais aquáticos”, destacou o professor.

O internauta Maurício Moreno Silva Lima ao comentar sobre a importância do Webinário, disse que ​“se tivermos mais espaços como esse certamente iremos avançar significativamente”.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao