Aged de Zé Doca realiza fiscalização de produtos agrotóxicos em seis municípios

foto zé doca

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado  à Secretaria de  Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), através da sua  regional em  Zé Doca, realizou no  mês de maio uma ação com o objetivo de fiscalizar alguns municípios do estado, com relação ao comércio ilegal de produtos agrotóxicos. A equipe da Aged percorreu seis municípios, pertencentes à regional de Zé Doca, sendo eles: Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi.

Durante as fiscalizações foram interditados cinco estabelecimentos por comercializarem produtos agrotóxicos com o registro junto a Aged  vencidos e  mais um, por comercializar produtos agrotóxicos com validade vencida. O mesmo foi autuado, estando ainda sujeito a  pagar uma multa no valor de R$ 2.128,00 (dois mil cento e vinte e oito reais) e a empresa fabricante será notificada a vir recolher seus produtos e dar a destinação adequada aos produtos vencidos. Dos 446,75l e 9,6kg, de  produtos que foram interditados, 65 l estavam com a  validade vencida.

“Nessas ações estamos recebendo denúncias e uma das casas que notificamos foi fruto de denúncia, o que vem otimizando o nosso trabalho. O Principal produto comercializado na região é o Herbicida sistêmico não-seletivo, que mata qualquer tipo de planta, o  Glifosato, que os agricultores chamam de “mata tudo”. Explicou a Fiscal Estadual Agropecuária, Iolanda Conceição Sousa.