AGED continua o monitoramento para raiva na área da regional de Chapadinha

09/11/2021 11:25

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) continua o monitoramento para raiva em toda área de atuação Unidade Regional de Chapadinha, especialmente no povoado de Santa Rita. Desde que o caso foi notificado no dia 6 de outubro, o Governo do Maranhão montou força-tarefa entre os órgãos para fazer o controle da raiva na região.

A equipe da AGED de Chapadinha vem realizando a vigilância epidemiológica na propriedade que houve o caso de raiva, localizada no povoado Santa Rita, onde dois jumentos foram localizados pela equipe da AGED e os animais apresentavam mordedura de morcego. Os fiscais também estão percorrendo propriedades no povoado de Santa Rosa, no município de Mata Roma, para investigar ataque de morcegos em cavalos. A AGED foi até o povoado e orientou o proprietário a vacinar seus animais contra raiva e a observá-los.

O principal foco da ação dos fiscais da AGED é de monitoramento dos casos de ataques de morcegos, uma vez que compete a Agência desenvolver as ações do Programa Nacional de Controle da Raiva nos Herbívoros como bovídeos (bois e búfalos), equídeos (cavalos, mulas e asnos), caprinos e ovinos.

Os fiscais em campo continuam o monitoramento epidemiológico, percorrendo as propriedades rurais, sendo desta vez no povoado Canto dos Bois, para investigação de ataque de raposa em animais domésticos.

Durante essas ações, os fiscais prestam informações à população, inspecionam os animais e em qualquer caso suspeito da doença nos animais que a AGED possa ser notificada para tomar as providências sanitárias.

Desde que houve a notificação do caso de raiva, a AGED vem acompanhando de perto a situação, com coleta de amostras para análises laboratoriais, ações educativas junto a comunidade, orientação quanto aos casos de ataques de morcego e notificação da doença no escritório da AGED mais próxima.

Das ações de educação sanitária a AGED tem buscado capacitar as equipes de agentes comunitários de saúde. No município de Anapurus, a AGED ministrou palestra sobre a raiva aos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do município.  A palestra ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal.