AGED continua a fiscalização do vazio sanitário da soja na regional de Caxias

11/11/2021 07:56

Em continuidade as ações de fiscalização do vazio sanitário da soja para a Região Produtiva II, a equipe técnica vegetal da Unidade Regional da AGED de Caxias esteve presente em propriedades rurais, no município de Parnarama. A fiscalização do vazio para essa região teve início no dia 15 de setembro e vai se encerrar no próximo dia 15 de novembro.

O objetivo da ação é inspecionar as referidas áreas, a fim de observar se existem plantas vivas de soja. Essa medida fitossanitária tem a finalidade de evitar a disseminação do fungo da ferrugem asiática na cultura da soja, quebrando o ciclo da doença de forma que não venha causar danos econômicos e não comprometa a cultura no plantio seguinte.

Além da fiscalização do vazio sanitário, a equipe está atenta quanto ao uso correto de agrotóxico e destinação correta das embalagens vazias de agrotóxico, bem como ao surgimento de plantas resistentes a herbicida, como o glifosato.

A AGED tem dado um destaque especial quanto a questão do uso do glifosato, sempre orientando e enfatizando aos produtores que eles devem trabalhar dentro das recomendações do fabricante (evitando a superdosagem).