AGED conclui primeira turma do Curso de Epidemiologia Básica Aplicada ao Serviço de Vigilância em Saúde Animal

Por Suyane Scanssette
18/10/2021 11:09

No último sábado, dia 16, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) encerrou o 1º ciclo do curso de epidemiologia básica para médicos veterinários de campo, numa live com o coordenador de epidemiologia do PANAFTOSA, Manuel Sanchez Vazquez. Ele abordou o tema “Considerações sobre a implementação de estratégias de vigilância baseadas em risco: exemplo Febre Aftosa”.

A primeira turma do curso contou com 59 inscritos e foram cedidas vagas para médicos veterinários de outros estados, contando-se com participantes do RS, PB, ES, RJ, CE, PI, GO, DF e RR.

Essa ação demonstra o compromisso do Maranhão em avançar no status sanitário de zona livre de Febre Aftosa, ao cumprir mais uma das ações do Plano Estratégico para erradicação da doença, com execução na categoria: fortalecimento do sistema de vigilância.

Nesta segunda-feira, a AGED dá início à 2ª turma do curso, que está sendo realizando na modalidade EaD. O objetivo do curso é a capacitação para médicos veterinários de campo, com a finalidade de ampliar conhecimentos sobre os conceitos epidemiológicos voltado para vigilância em saúde animal, em consonância com as ações do plano estratégico de ampliação da zona livre de febre aftosa sem vacinação. Para tanto, o curso terá a colaboração do professor de epidemiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), prof. Marcos Xavier Silva.            

Além disso, a realização do curso em duas turmas visa proporcionar aos médicos veterinários uma visão teórica e crítica dos principais enfoques da Vigilância Epidemiológica; da utilização crítica e aprofundada dos métodos de descrição dos caracteres epidemiológicos relativos à população, ao tempo e ao lugar; do delineamento de estudos epidemiológicos descritivos e de apresentar, de forma instrumental, as ferramentas de vigilância e monitoramento das doenças nas populações animais em território maranhense.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao