AGED concede registro no Serviço de Inspeção Estadual a Cooperativa Agro Leiteira de Balsas

Sendo mais um avanço das ações do Serviço Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) concedeu o registro no S.I.E. para a Cooperativa Agro Leiteira de Balsas (COMALBA) localizada na região sul maranhense, sendo a nona usina de beneficiamento de leite no Estado.

A cooperativa que capta em média 2500 a 3000 litros de leite por dia, tem parte da produção destinada à comercialização de leite integral e de queijo tipo mussarela, abastecendo cerca de 80 a 100 estabelecimentos em Balsas, incluindo mercearias, supermercados, restaurantes e padarias. A assinatura do registro a possibilita agora a comercialização de seus produtos em todo o território do Estado.

DSC_0255

O fiscal estadual agropecuário da unidade regional de Balsas, Karlos Yuri, que ficará responsável pela inspeção regular do estabelecimento ressaltou que “Nossas ações de fiscalização visam fomentar o fortalecimento da cadeia de produção leiteira no Estado e garantir a oferta de produtos de qualidade à população, devidamente inspecionados e com segurança alimentar e este registro da COMALBA é uma grande conquista não só para a região sul, mas para todos os consumidores maranhenses”.

DSC_0249

Para a presidente da AGED, Fabiola Ewerton “Este registro tem um significado muito grande, pois, significa inclusão dos produtos maranhenses no mercado legal, geração de emprego e renda e segurança para os consumidores destes produtos. Continuaremos intensificando as fiscalizações locais, para inibir o comércio de produtos não registrados e ações de educação sanitária para a conscientização dos produtores e consumidores sobre a importância do serviço de inspeção.”

O processo de registro passou por vistorias in loco, análise e acompanhamento do projeto e de rótulo, para então receber o selo de registro, que garante produtos com segurança alimentar para a população, além de gerar emprego, renda e fortalecer a economia do estado, indo na contramão do cenário nacional de crise.

DSC_0260

Para o representante da COMALBA, Jaquesfranc Martins Coelho, “Este é um momento muito importante para a nossa cooperativa, pois esse registro representa um grande passo para a COMALBA perante os consumidores e perante os investimentos já planejados. Essa nova possibilidade de comércio consolida o fortalecimento da nossa organização e do setor leiteiro na região.”