AGED começa a fiscalização de vacinação contra aftosa

09/11/2021 11:04

Com objetivo de criar e manter as condições necessárias para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, é que a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) iniciou a fiscalização de vacinação contra aftosa nos municípios do Maranhão.

Na área da Unidade Regional da AGED de Barra do Corda, através da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Formosa da Serra Negra, a fiscal estadual agropecuário Gláucia Barbosa Coelho vacinou 130 animais e outros 05 foram inspecionados, principalmente  boca, patas e úbere, para detecção precoce de doença vesicular. A ação ocorreu na fazenda Boa Esperança.

Já a Unidade Regional de Caxias, através da ULSAV Timon, deu início às atividades de vigilância da vacinação contra febre aftosa em propriedades rurais, conforme preconiza o plano estratégico do PNEFA 2017-2026. A ação foi realizada no sítio Santa Luzia.