AGED alerta para o controle e prevenção da raiva

Por Suyane Scanssette
28/09/2020 16:52

Neste dia 28 de setembro celebra-se o Dia Mundial de Combate a Raiva. A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizada por uma encefalomielite viral e 100% letal, a partir do aparecimento dos sintomas. É considerada uma doença importante pelas grandes perdas econômicas causadas pela morte de animais e seres humanos. Esta doença possui ciclos relacionados à saúde única, que envolve seres humanos, os animais e o meio ambiente. A doença possui quatro ciclos que são o urbano, rural, silvestre e aéreo.  

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) atua na saúde única, com foco no ciclo rural,  aéreo e silvestre da doença, através do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desenvolve ações específicas de controle da doença, por meio de fiscalização da vacinação antirrábica, controle da população de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, monitoramento de abrigos de morcegos vigilância epidemiológica e educação sanitária, além de contar com parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e Prefeituras Municipais, além de parcerias internacionais. 

O Maranhão possui registros positivos da doença em herbívoros tais como: bovinos, equinos, asininos, animais silvestres e também em humanos. A maior incidência de casos de raiva em herbívoros nos últimos anos se concentra na baixada maranhense e no noroeste do Estado. 

A AGED desenvolve ações de controle da raiva dos herbívoros e a Secretaria Estadual de Saúde atua no ciclo urbano da doença, na prevenção da raiva humana, por meio de campanhas de vacinação para cães e gatos. 

É importante que qualquer mordida de animal em humanos, seja doméstico ou silvestre, ou mordida de morcegos em herbívoros, sejam comunicados à AGED e a Secretaria Estadual de Saúde para realização do controle e prevenção da doença. 

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao