A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) realizou no último sábado (28), no Parque do Rangedor, em São Luís, uma ação com o intuito de promover conscientização social sobre a importância do combate a raiva.
Na ação realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram disponibilizados serviços de vermifugação, cadastro de animais domésticos, vacinação contra a raiva, além de stands com palestras e demonstração de quadro com espécies de morcegos.
Ainda durante o dia dedicado ao combate a raiva, foi feita uma atividade lúdica em forma de tabuleiro (Projeto Fazendo Educação) com perguntas e respostas sobre a raiva, com crianças da Legião da Boa Vontade (LBV), da Vila Passos e da Escola Comunitária Nova Esperança, São Francisco. No final da competição o grupo vencedor foi agraciado com a premiação bicicleta e notebook.
Para a diretora-geral da AGED, Fabíola Ewerton, o principal objeto foi além de proporcionar diversão às crianças das duas instituições, o momento também serviu para alertá-las sobre o risco que a raiva traz. “A ideia é trazer conscientização para as crianças sobre o risco da raiva, como evitá-la e quem procurar quando há incidência de suspeita de infecção. Nós acreditamos que quando a criança quando ela aprende, ela leva a informação para a sua comunidade ao seu entorno e para a sua família. E por conta disso a AGED tem feito um trabalho de conscientização também com as crianças”, destacou Fabíola.
Fabiola Ewerton (Diretora-Geral da AGED)
A designer Brena Muniz, de 24 anos, que aproveitou a ocasião para vacinar a sua cadelinha destacou a importância do evento de prevenção desenvolvido pelo Estado no Parque do Rangedor.
“É importante vacinarmos os nossos animais. Até porque tanto pela garantia da saúde deles quanto dos outros que estão ao seu redor. Assim como cuidamos da nossa saúde, precisamos também cuidar da saúde deles. O estado está de parabéns em proporcionar um evento dessa natureza”, disse.
João Batista (Coordenador de Educação Sanitária), Fabiola Ewerton (Diretora Geral), Zulmira Batista (Coordenadora do Departamento de Controle de Zoonoses/ SES), Nordman Wall(Médico Veterinário) e Eric Takashi ( Coordenador do Programa de Doenças Nervosas/AGED).
Saiba mais
A raiva é transmitida por animais, geralmente através da mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação em excesso, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.
A raiva é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae.
Zulmira Batista, Coodenarora do Departamento de Controle de Zoonose da Secretaria da Saúde, informou que o vírus transmissor pode circular livremente no ambiente de animais domésticos quanto de animais silvestres. Ela disse ainda, que o morcego também pode hospedeiro da doença. “O último caso de raiva humana ocasionado por mordida de cães, foi registrado em 2013.Por isso, a principal forma de bloqueio do vírus é a vacinação. Por isso chamamos a atenção para a importância da vacinação como forma de prevenção “, alertou.
A AGED tem feito diversas atividades de Educação Sanitária, com o intuito de informar e conscientizar a população sobre a doença e torna-la mais capacitada sobre as consequências e riscos da mesma, com o objetivo de protegê-la. Além das atividades de campo, foi lançada uma campanha publicitária online, para a melhor informação da massa sobre o assunto. (Veja mais em: www.instagram.com/aged.ma).
Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/aged.ma
Facebook: www.facebook.com/aged.ma
Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao