Ações de incentivo a pecuária na região de Balsas são discutidas em reunião

Uma das metas é realizar leilão de bovinos na AgroBalsas 2020

Por Suyane Scanssette
05/03/2020   14:54

Alinhar ações para incentivar a pecuária na região de Balsas foi o objetivo da reunião que envolveu a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN) e a ATR Leilões, nesta semana. A ideia é realizar um leilão de bovinos durante a XVIII AgroBalsas, que acontece de 18 a 23 de maio em Balsas.

O fiscal estadual agropecuário da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da AGED em Balsas, Karlos Yuri Fernandes, que participou da reunião, explicou que o encontro foi bastante produtivo, uma vez que a pecuária vive um momento forte no Brasil e no Maranhão. Segundo ele, a previsão é que façam parte da exposição para o leilão de 600 a 1.000 animais em excelência para o corte e leite. “O cenário é oportuno para realização do leilão. A expectativa é que haja bons negócios e a reunião serviu para alinharmos as ações necessárias para realização do evento”, disse.

Dentre as ações de alinhamento, a Unidade Regional da AGED em Balsas vai realizar o trabalho de orientação e averiguação dos aspectos zoossanitários, informando sobre exames necessários por espécies de animal, de como expedir a Guia de Trânsito Animal, além de vistoriar o local do evento.

A AGED, durante os dias da AgroBalsas, vai realizar a recepção dos animais, checando a documentação zoossanitária, a quantidade de animais, verificando a sanidade dos animais, ou seja, se não apresentam doenças infecto contagiosas ou  parasitárias, de forma que  ingressem adequadamente e sanitariamente seguros no evento.

Todo o trabalho da AGED busca oferecer uma comercialização sanitária segura por parte dos compradores, assegurando assim a oferta de animais com qualidade zootécnica e com os aspectos sanitários devidamente checados.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao