A AGED debate a importância de abatedouros frigoríficos registrados em seminário promovido pela FAMEM.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) participou nesta terça-feira (30) do Seminário “Conhecendo o Serviço de Inspeção Municipal – SIM” promovido de forma conjunta com a FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) Sagrima (Secretaria de Agricultura do Maranhão) e Ministério Público, tendo como objetivo esclarecer sobre os ganhos econômicos, promoção da saúde pública e segurança alimentar garantidos pela implantação do Serviço Municipal de Inspeção (SIM).

Na ocasião, diversos prefeitos e secretários de municipais presentes no evento participaram das discussões levantadas após cada palestra ministrada, expondo a realidade dos seus municípios, possibilitando uma troca de experiências entre gestores de todas as regiões do Estado.

IMG-0751

Compondo a programação, a AGED ministrou a palestra “A situação do SIM no Maranhão”, por meio da médica veterinária e Fiscal Estadual Agropecuário da Aged, Geane Viana de Carvalho, que pontuou a importância dos abatedouros frigoríficos registrados, pois apresentam melhor viabilidade à segurança da saúde pública. Frisou ainda a precariedade de higiene, administração e estrutura em abatedouros clandestinos, destacando o perigo do consumo de alimentos sem registro no SIM, SIE ou SIF, devido sua procedência duvidosa.

IMG-0784

Ao longo do evento foi destacada também a importância dos consórcios e união das prefeituras para o fortalecimento das ações voltadas para a implantação do SIM e de combate ao abate clandestino no Estado.

IMG-0757

A diretora geral da Aged, Fabiola Ewerton destacou que o Governo do Estado, por meio da Aged tem incentivado que os municípios implantem os seus Serviços de Inspeção Municipal (SIM), “A sanção de uma lei municipal é um passo inicial importante, fora isso queremos mostrar aos prefeitos e secretários municipais que o Governo do Estado está presente para apoiá-los nessa fase de implantação, especialmente a Aged que estará à disposição para auxiliar a todos nesse processo”.