6.700 kg de queijo sem procedência sanitária são retirados de circulação

Por Suyane Scanssette
29/11/2021 11:00

Durante uma fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal no último final de semana, foi apreendida uma carga com aproximadamente 6.700 quilos de queijo sem procedência sanitária no município de Caxias. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) foi acionada para tomar as medidas necessárias quanto a carga que não possuía certificação sanitária e estava sendo transportada de forma inadequada.

As primeiras apurações dão conta de que o queijo tinha como origem de Açailândia e destino final, as cidades de Timon e Teresina. Os fiscais da AGED realizaram a lavratura do auto de infração e o termo de apreensão e destruição do produto.

Todo transporte de produtos de origem animal devem seguir as normas previstas em lei com o acondicionamento adequado, refrigeração, documentação sanitária de procedência, etc.

Mais apreensões

Na semana passada a AGED de Santa Inês foi acionada pela PRF, após a apreensão de 350 kg de queijo clandestino dentro de um veículo de passeio, no km 271 da BR-316, município de Santa Inês.

Durante a abordagem, o produto foi localizado diretamente no banco do carro, dividindo espaço com outras cargas no veículo, como pneu de estepe e bagagem. O queijo estava sendo transportado sem qualquer tipo de resfriamento, não tinha identificação de fabricante, bem como nenhum registro junto ao órgão competente para a necessária comercialização deste tipo de gênero alimentício.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao